segunda-feira, julho 31, 2006

CCPL se reúne com os produtores para aumentar a captação de leite


A CCPL quer acelerar o aumento da produção para atender às reivindicações do mercado. Para isso, a direção da empresa vai ser reunir com os produtores de leite, nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, a partir das 10h , na sede da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro - FAERJ- , no centro do Rio. "Precisamos ampliar 20% nossa produção para chegar aos 200 mil litros por dia", confirma o diretor Operacional, Flavio Tavares.
A fábrica da CCPL trabalha 24 horas por dia para atingir a capacidade atual que é de seis milhões de litros por mês.

CCPL, um caso de sucesso no Rio CoopShow 2006




A participação da CCPL no Rio CoopShow 2006, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho, na sede da Firjan, no centro do Rio, mostrou como a determinação, a união e uma administração moderna e eficiente podem recuperar uma empresa após uma séria crise financeira e administrativa.
Em menos de um ano, a CCPL saiu do total abandono para reativação e a consolidação no mercado de laticínios. Esta trajetória foi contada pelos executivos que formam o Conselho de Administração Judicial, Paulo Renato Marques, Hamilton Menezes e Flavio Tavares. Eles lembraram o estado que encontraram a empresa , em julho do ano passado, após a intervenção judicial, e a situação que vive a CCPL hoje. Em junho, menos de quatro meses depois da reativação da fábrica, a CCPL atingiu a marca de quatro milhões de litros de leite comercializados por mês e registrou um crescimento de 233%. " A fábrica está com uma boa produção, a marca está se recolocando bem no mercado e acreditamos na força da CCPL para recuperarmos a liderança", garantiu o diretor Operacional, Flavio Tavares.
O diretor Financeiro, Hamilton Menezes, falou da preocupação da CCPL em honrar os seus compromissos , principalmente os trabalhistas e com os fornecedores. " Hoje a probalidade de pagamento é muito maior do que meses atrás", tranquilizou Hamilton.
A reativação da CCPL e a reorganização da cadeia leiteira fluminense foram comemoradas pelo diretor Comercial, Paulo Renato Marques. " Estamos esperançosos e confiantes que a CCPL siga em frente alimentando muitas gerações. As administrações que não têm mágicas são as vitoriosas", concluiu Paulo Renato reafirmando a transparência no trabalho do Conselho de Administração Judicial.

A direção da CCPL - Paulo Renato Marques, Hamilton Menezese e Flavio Tavares - no stand da empresa, no Rio CoopShow.

segunda-feira, julho 24, 2006

Volta da CCPL ao mercado vai ser tema no Fórum de Cooperativismo do Rio CoopShow 2006





A CCPL vai participar do Fórum Regional de Cooperativismo que vai acontecer no Rio CoopShow 2006, entre os dias 26 e 28 de julho, na Firjan,- Av. Graça Aranha, 1., Centro do Rio.
“O renascimento da CCPL e o reflexo nas cooperativas de leite” é o tema da palestra do diretor Comercial da empresa, Paulo Renato Marques, no dia 26, às 17h.15.
A CCPL também terá um stand no RioCoop Show, onde vai oferecer uma degustação dos seus produtos como o leite Longa Vida e a manteiga .
A partir de agora, a CCPL tem uma linha direta com você. Já está na internet o Blog da CCPL. Entre em contato com a gente. Estamos esperando pelas suas sugestões , idéias , pela sua participação.

segunda-feira, julho 17, 2006

CCPL no O DIA

quinta-feira, julho 13, 2006

Produção cresce 233% e CCPL consolida posição no mercado

Produção cresce 233% e CCPL consolida posição no mercado

Três meses e meio depois do retorno ao mercado , a CCPL atinge a marca de quatro milhões de litros de leite comercializados por mês e registra um crescimento de 233%. “ Estamos no caminho certo. O que importa é uma colocação constante da marca CCPL no mercado” , comemora o diretor Comercial da empresa, Paulo Renato Marques.
A fábrica da CCPL, no Colubandê, em São Gonçalo, Grande Rio, trabalha 24 horas por dia para atingir a capacidade total , que é de seis milhões de litros por mês.
“ A marca CCPL reafirma a sua força junto aos consumidores. A nossa manteiga está sendo muito bem comercializada. Estamos nos preparando para o retorno, em breve, do achocolatado e do requeijão. Os nossos produtos já estão sendo vendidos também em Minas Gerais e alguns pontos de São Paulo. As negociações
para ampliar a distribuição estão bem adiantadas”, afirma Paulo Renato Marques.
O balanço foi apresentado pelo Conselho de Administração Judicial aos diretores de 20 cooperativas agropecuárias do Estado do Rio e de Minas Gerais.

CCPL reabre e desiste do prédio invadido

CCPL e o desenvolvimento de São Gonçalo

Manteiga CCPL volta ao mercado e vai lutar pela liderança

Manteiga CCPL volta ao mercado e vai lutar pela liderança

quarta-feira, julho 12, 2006

Manteiga CCPL volta ao mercado e vai lutar pela liderança

A manteiga CCPL volta ao mercado na semana que vem disposta a recuperar a liderança nacional.
A CCPL está resgatando uma tradição de 40 anos na indústria de laticínios. A embalagem e a qualidade são as mesmas que durante décadas transformaram a manteiga CCPL na mais vendida do Brasil.
A manteiga CCPL volta em embalagens com sal e sem sal , para agradar a todos os consumidores.
“É um marco na história da CCPL. A manteiga sempre foi a âncora da empresa e este retorno consolida a recuperação da CCPL”, comemora o diretor Comercial , Paulo Renato Marques.
Numa pesquisa sobre o consumo de leite e derivados no estado do Rio de Janeiro, realizada pela CCPL e o Instituto Imagem, a manteiga CCPL foi o produto mais citado pelos entrevistados.
As lembranças reafirmaram a forte identificação com os consumidores.
“Sempre foi a marca mais confiável. Desde os nossos pais e avós”, falou uma moradora da Zona Sul do Rio. “Até hoje sinto o sabor da manteiga CCPL . Os bons tempos voltaram pra valer “, comemora uma consumidora da Zona Norte carioca.

Leite de saquinho da CCPL - sites

Leite de saquinho da CCPL - matéria jornal Extra



Leite de saquinho da CCPL chega nesta sexta-feira às padarias / 5 de maio

O leite de saquinho da CCPL estará à venda, a partir desta sexta-feira, dia 5 de maio, em padarias de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito e Região dos Lagos.
Um dos produtos mais tradicionais da CCPL, o leite de saquinho é pasteurizado – chamado “leite vivo”- e passa por todos os testes de qualidade antes de ser distribuído aos pontos de venda. “É uma operação “piloto” para acompanhar o processo até o leite chegar ao consumidor. Estamos fazendo uma seleção rigorosa dos distribuidores para ter a garantia que o leite vai ser guardado com todas as exigências determinadas pelo nosso controle de qualidade”, afirma o diretor Operacional da empresa, Flavio Tavares.
O produto estava fora do mercado há quatro anos, período em que a CCPL enfrentou uma séria crise financeira e administrativa que levou à paralisação das atividades. O leite de saquinho está com nova embalagem, moderna e colorida, e traz todo o clima de campo que faz parte da campanha de comunicação “ Os bons tempos voltaram”, desenvolvida pela Workstation Propaganda.
Ainda nesta primeira quinzena de maio, o leite de saquinho CCPL deve chegar às redes de supermercados.

Leite de saquinho da CCPL volta ao mercado

Leite de saquinho da CCPL volta ao mercado



A CCPL começa a distribuir o leite de saquinho aos supermercados e padarias nesta primeira semana de maio. O produto é pasteurizado – chamado “leite vivo”-- e passa por todos os testes de qualidade antes de sair da fábrica da CCPL, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. “Estamos fazendo uma seleção rigorosa dos distribuidores para ter a garantia que o leite vai ser guardado com todos os requisitos exigidos pelo nosso controle de qualidade”, afirma o diretor Operacional da empresa, Flavio Tavares.
A forte identificação com os consumidores fluminenses e o lançamento da embalagem de seis litros de leite em caixa foram os fatores determinantes para a grande procura pelos produtos CCPL no primeiro mês de retorno ao mercado. Já em abril, as vendas ultrapassaram 50% do total de leite vendido nos supermercados onde os produtos estavam expostos. “A embalagem de seis litros é perfeita para o transporte e o consumo. É um sucesso”, comemora o diretor Comercial, Paulo Renato Marques.
A reativação da CCPL está sendo feita em várias etapas, depois de ficar quatro anos fora do mercado ao enfrentar uma grave crise financeira. Para duplicar a produção, que deve chegar aos 200 mil litros diários, já entraram em operação novos equipamentos. Até o final de maio, começa a ser distribuída a manteiga CCPL ,produto que já foi líder do mercado.

CCPL amplia distribuição em supermercados

CCPL amplia distribuição em supermercados

CCPL amplia distribuição em supermercados



Os produtos CCPL já estão sendo vendidos em 130 supermercados do Rio de Janeiro. Agora os consumidores encontram o leite CCPL nas redes Carrefour e Pão de Açúcar. Nesta semana, a distribuição chega à rede Princesa, com lojas na Zona Sul carioca e Região dos Lagos.
Neste primeiro mês do retorno ao mercado, a CCPL ultrapassou 50% das vendas de leite no Carrefour. A forte identificação com os consumidores fluminenses e a nova embalagem com 6 litros de leite em caixa foram fatores determinantes para esta aprovação. “A embalagem de seis litros é perfeita para o transporte e para o consumo. Ninguém abre a embalagem . Compram logo as seis caixas. É um sucesso”, comemora o Diretor Comercial da empresa, Paulo Renato Marques.
A reativação da CCPL está sendo feita em várias etapas, depois de ficar quatro anos ausente ao enfrentar uma grave crise financeira e administrativa.
No início de maio, o leite de saquinho volta às prateleiras. Na segunda quinzena, será a vez da manteiga retornar ao mercado. A expectativa em relação a estes produtos é grande.
O leite de saquinho volta com nova embalagem e com todos os cuidados para garantir uma higiene perfeita do produto. A manteiga, também recebeu moderna embalagem, mas manteve o sabor que tornou o produto um dos líderes do mercado nacional.



CCPL comemora sucesso da embalagem de seis litros de leite



A CCPL , uma das marcas mais fortes da economia fluminense voltou ao mercado, no fim de março, trazendo uma novidade que já está mexendo com o setor de leite no Estado do Rio de Janeiro.
Mantendo a tradição de uma empresa inovadora a CCPL- Cooperativa Central dos Produtores de Leite- lançou a caixa com 6 litros. Moderna, prática e muito mais leve, a embalagem foi um pedido das mulheres, durante a pesquisa qualitativa realizada pela CCPL e o Instituto Imagem”, sobre o consumo de leite e derivados no estado. Elas reclamaram que a caixa de 12 litros é difícil de carregar e de guardar em casa. “ A embalagem de 6 litros é perfeita para o transporte e para o consumo” afirma o Diretor Comercial da CCPL, Paulo Renato Marques.
A reação do mercado à novidade está provando que a decisão da CCPL foi acertada. Em apenas 15 dias, os produtos CCPL conquistaram 50% do mercado de leite na rede Carrefour, onde estão sendo vendidos nesta primeira fase. “Os consumidores nem abrem a embalagem. Compram logo as seis caixas. É um sucesso”, comemora Paulo Renato Marques.
A CCPL estava fora do mercado há quatro anos, depois de passar por uma grave crise financeira e administrativa que levou à paralisação da empresa. A reativação foi graças à intervenção da justiça, feita a pedido do Governo do Estado do Rio de Janeiro para evitar que milhares de produtores tivessem suas contas bancárias bloqueadas e as terras ameaçadas. Um Conselho de Administração Judicial dirige a CCPL desde a intervenção, em julho de 2005. A retomada da produção vai ser feita em várias etapas.
A identificação da marca com a população fluminense é uma herança da qualidade dos produtos CCPL. “Nunca vi nada igual em termos de fixação de marcas como a CCPL. As vendas estão comprovando o que a pesquisa tinha revelado: a CCPL é a preferida dos consumidores. Eles têm uma paixão por ela e estavam mesmo com saudade”, diz o publicitário Hayle Gadelha, da Workstation Propaganda, responsável pela campanha “Os bons tempos voltaram”. Como os consumidores queriam, o clima da fazenda, da vida no campo, está nas novas embalagens modernas e coloridas dos produtos.
A CCPL foi a responsável pelo lançamento do leite em caixa (UHT) no Brasil. A marca Longa Vida 2000 chegou ao mercado na década de 70, consolidando a empresa na liderança. Com a crise da última década, a CCPL perdeu o mercado para concorrentes até de outros estados. A modernização, a eficiência e a transparência são os instrumentos para reconquistar o consumidor fluminense, o segundo maior mercado do Brasil e um dos maiores da América Latina. “Entramos para brigar com a fidelidade dos concorrentes, mas resgatando a fidelidade da nossa marca. Vamos buscar juntos um novo equilíbrio do mercado”, avisa o Diretor Comercial da CCPL, Paulo Renato Marques.
Até o fim de abril os produtos CCPL devem chegar às prateleiras das outras grandes redes de supermercados do Rio de Janeiro. A volta da manteiga, que também já foi líder do setor, está prevista para os próximos meses.

Revista do Leite -página 8

Revista do Leite -página 7

Revista do Leite- página 6

Revista do Leite- página 5

Revista do Leite- página 4

terça-feira, julho 11, 2006

Revista do leite página 3

Revista do Leite - Página 2

Revista do Leite - Órgão de divulgação da CCPL- Ano 1 - nº 1- Março de 2006

Notícias sobre a reabertura da CCPL

Notícias sobre a reabertura da CCPL

Notícias sobre a reabertura da CCPL

Notícias sobre a reabertura da CCPL

Os Bons Tempos Voltaram e a CCPL mexe com o mercado de leite - 23/03/2006



A reativação da CCPL-Cooperativa Central dos Produtores de Leite- resgata uma parceria histórica na política leiteira do estado do Rio de Janeiro. A CCPL decidiu que só vai comprar leite diretamente das cooperativas, reforçando a cadeia leiteira fluminense e o cooperativismo. Nesta primeira fase, a produção vai ser de 120 mil litros de leite por dia : leite em UHT, saquinho e manteiga. A previsão é de que estejam sendo criados, de imediato, 3.500 empregos.
Nesta sexta-feira, dia 24, os produtos CCPL voltam ao mercado depois de quatro anos de ausência e o retornovai ser comemorado com uma solenidade, às 9 da manhã, na Fábrica Eduardo Duvivier, que fica na Rodrovia Amaral Peixoto, Km9,
São Gonçalo, município do Grande Rio.
A Governadora do Rio de Janeir, Rosinha Garotinho, o Secretário Estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, já confirmaram presença, como também representantes da Tetrapak, Carrefour, cooperativas e produtores de leite, parceiros importantes nesta reativação da CCPL.
Depois da solenidade na fábrica, os convidados participam da cerimônia oficial de lançamento dos produtos CCPL, no Carrefour da Rodovia Niterói-Manilha, também em São Gonçalo.

Intervenção

A Cooperativa Central de Produtores de Leite do Estado do Rio de Janeiro foi fundada há 61 anos, em janeiro de 1945. A CCPL já foi líder do mercado e referência nacional na indústria do leite. A capacidade operacional é de 500 mil litros por dia. Na última década, a má administração levou a empresa a uma crise sem precedentes.
Fechada desde 2002, a CCPL foi recuperada graças à intervenção da justiça, a pedido do governo do estado do Rio de Janeiro, para evitar que milhares de produtores tivessem suas vidas arruinadas pelo descaso e incompetência. Um Conselho de Administração Judicial, formado pelos executivos Paulo Renato Marques, Flavio Tavares e Hamilton Menezes, dirige a CCPL desde que foi decretada a intervenção , em julho de 2005.
A revitalização está sendo feita através do Programa de Desenvolvimento da pecuária Leiteira - PDPL- criado pela Governadora Rosinha Garotinho, através do Decreto 38.233, de 14 de setembro de 2005. O decreto permite o aproveitamento dos créditos tributários acumulados pela cadeia produtiva do leite. O fundo de investimento está sendo muito bem negociado no mercado. Para o Secretário de Agricultura, Christino Áureo, " a aceitação do mercado mostra a confiança na recuperação da CCPL ".
O diretor Comercial da CCPL, Paulo Renato Marques, afirma que " a CCPL vai recuperar todo o sistema, forçando a concorrência". Taxativo, o executivo conclui: " Nada pode inviabilizar a CCPL".

Qualidade CCPL

Garantir a qualidade dos produtos é uma preocupação constante da empresa. O diretor Operacional, Flavio Tavares, ressalta a importância do controle de qualidade. " A recuperação e modernização da empresa forama fundamentais para produzir o leite de primeira qualidade, uma tradição que levou a CCPL à liderança do mercado por muitos anos , conclui o diretor que é veterinário.
Em busca do padrão CCPL de qualidade, os executivos da empresa fizeram várias visitas ao interior do estado para trocar idéias e recolher sugestões com os produtores de leite. Paulo Renato Marques faz um desafio: "Se na próxima safra não formos os líderes do mercado, é uma prova que erramos".

Caixa de seis litros: mais uma inovação

Da garrafa ao leite de caixinha, a inovação sempre foi uma marca da CCPL. Nesta volta ao mercado, não podia ser diferente. Os produtos CCPL estão de cara nova. E chegam trazendo aquela que promete ser a sensação da temporada: a caixa de seis litros de leite UHT. Moderna, prática e muito mais leve, a embalagem foi uma reivindicação das mulheres, logo atendida pela CCPL.
Para se chegar às novas embalagens, foram feitas pesquisas junto aos consumidores . A identificação da marca com a população fluminense é a herança de qualidade dos produtos CCPL. "Nunca vi nada igual em termos de fixação de marcas como a CCPL", observa o publicitário Hayle Gadelha, da Workstation Propaganda, responsável pela campanha de comunicação da empresa "Os Bons tempos voltaram ".
Na pesquisa feita pela CCPL e o Instituto Imagem, mesmo estando fora do mercado desde 2002, a cooperativa foi lembrada por todos os participantes e considerada a melhor marca de leite e derivados. Quando questionados sobre o que a marca represnetava para eles, uma unanimidade: qualidade.
Como os consumidoers pediram, o clima de fazenda, a vida boa do campo, está nas novas embalagens modernas e coloridas.
Quem não podia ficar de fora é a protagonista deste tão esperado reencontro : a vaquinha da CCPL tem lugar de destaque que merece, nesta volta ao mercado. Um retorno comemorado pelos consumidores através dos depoimentos cheios de emoção. São histórias da vida deles contadas através da CCPL. Histórias como este morador da Zona Norte do Rio, de 40 anos, que reagiu assim ao ser informado que os bons tempos estavam de volta: "Já pensou o meu filho perguntando "pai , o que é CCPL ? Para explicar isso para ele, eu vou contar minha vida toda como foi ", conclui emocionado.

Informe O Dia - Novas Emabalagens-23/03/2006

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Notícias sobre a retomada da CCPL

Retomada da CCPL vai ser nesta quarta-feira









A notícia da reabertura da fábrica da CCPL, no Colubandê, em São Gonçalo, anima os consumidores e traz de volta as lembranças dos bons tempos em que o leite e os derivados da Cooperativa Central dos Produtores de Leite faziam parte da vida dos moradores do Estado do Rio de Janeiro.
Fechada há três anos, a CCPL está sendo recuperada graças à intervenção da justiça, a pedido do Governo do Estado. A fábrica deve voltar a funcionar no primeiro trimestre de 2006. Nesta primeira fase, a meta é atingir a produção de 250 mil litros de leite por dia e gerar 3.500 empregos diretos e indiretos.
Especialista em recuperar empresas que estão “ à beira da morte”, o administrador do Conselho de Administração Judicial, Paulo Renato Marques, não tem dúvida sobre o sucesso da decisão judicial :
“só a intervenção salvava a CCPL .”
A revitalização da CCPL está sendo feita através do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira –PDPL- criado pela Governadora Rosinha Garotinho, através do decreto 38.233, de 14 de setembro de 2005. O decreto permite o aproveitamento dos créditos tributários acumulados pela cadeia produtiva do leite. O fundo de investimento está sendo muito bem negociado no mercado. Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, “a aceitação do mercado mostra a confiança na recuperação da CCPL.”
Nesta quarta-feira, dia 28, às 10h30, vai acontecer a retomada simbólica da fábrica da CCPL. A Governadora Rosinha Garotinho assina um acordo de cooperação entre o Governo do Estado e a empresa, para facilitar os trabalhos nesta fase de recuperação. A cerimônia vai ser acompanhada por produtores rurais e representantes das 15 cooperativas que vão operar com a CCPL.


Quando os produtos CCPL voltarem à mesa do consumidor,
vão estar de roupa nova, mas com a mesma qualidade que transformou a CCPL numa das marcas mais reconhecidas pela população do Estado do Rio.
A identificação da CCPL com os consumidores foi confirmada numa pesquisa realizada pela empresa e o Instituto Imagem. Eles não se referem à CCPL como um negócio, um fabricante, mas como a marca que faz parte da história pessoal de cada um. Da garrafinha de vidro, à ida diária à padaria para comprar o leite CCPL em saquinho até à inovação do leite Longa Vida em caixinha, as lembranças da infância e da adolescência são muitas, como resumiu um morador da Zona Norte do Rio, ao saber que a CCPL estava voltando: “ já pensou o meu filho perguntando – pai, o que é a CCPL? Para eu explicar isso para ele, eu vou contar a minha vida toda como foi. “
A fábrica da CCPL fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 9, Colubandê, São Gonçalo.

















CCPL e os produtores de leite: uma parceria histórica



A grande expectativa dos consumidores em relação à reativação da CCPL é a certeza de que os bons tempos de produtos de qualidade na mesa estão de volta.
Garantir a qualidade dos produtos é uma preocupação constante da direção da CCPL. Por isso, foram realizados vários encontros entre os administradores Paulo Renato Marques e Flavio Tavares com os produtores de leite, representantes das cooperativas e sindicatos do Estado do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo.
A primeira reunião foi na Cooperativa de Laticínios de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense.
Foi apresentada a estratégia para a retomada da produção para os dirigentes de cooperativas, sindicatos e produtores de leite das regiões Norte e Serrana. Paulo Renato Marques falou sobre o projeto operacional e esclareceu as dúvidas dos produtores desde a organização da empresa até as negociações para a captação de leite.
Para ele, esta fase da CCPL é bem diferente das outras tentativas para reativar a empresa, que não tiveram sucesso.”Agora a operação tem credibilidade, respaldada pelo Decreto 38.233, assinado pela Governadora Rosinha Garotinho, em 14 de setembro de 2005”. O decreto criou o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira”, afirmou o administrador da CCPL.
Flavio Tavares lembrou que a Governadora Rosinha Garotinho e o secretário de Agricultura, Abastecimento,Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo,
“tiveram muita coragem para reabrir a CCPL e que a fábrica está pronta para produzir”. E definiu, assim, a nova CCPL:
“vai ser uma empresa profissional”.
O presidente da Cooperativa de Conceição de Macabu, Julio Klair, agradeceu o empenho para a reativação da empresa e disse que antes a pergunta que mais ouvia era “e a CCPL,vai reabrir ?”. Agora que existe a certeza da reativação, todos querem saber “quando a CCPL vai reabrir?”.
Segundo Julio, a Cooperativa “está vindo para ficar porque está bem alicerçada”.
Itaperuna foi o município escolhido para ser a sede do segundo encontro entre a diretoria de CCPL e produtores. Participaram da reunião representantes das cooperativas de leite do Noroeste Fluminense, da Zona da Mata de Minas Gerais e do Sul do Espírito Santos.
O entusiasmo para o surgimento de novos negócios foi a marca do encontro. Muitos produtores de leite são novos parceiros em potencial já que nunca trabalharam para a CCPL.
Em Rio das Flores, no Sul Fluminense, onde aconteceu a última rodada destes encontros, os produtores tinham um motivo para redobrar o otimismo com a volta dos bons tempos na cadeia leiteira do Estado do Rio. Eles vendiam, praticamente, toda a produção para a CCPL. Com o fechamento da cooperativa, em 2002, as dificuldades se multiplicaram. Eles acumularam dívidas e foram forçados a demitir funcionários e até vender propriedades. A secretária da Cooperativa de Rio das Flores, Claudia Lima de Carvalho, garante que os produtores estão prontos para retomar a parceria com a CCPL e adiantou: “ em pouco tempo temos condições de mandar 40 mil litros por dia”.
O administrador Paulo Renato Marques reafirmou o compromisso de apoiar as cooperativas singulares e de fazer uma política justa de preço do leite- “ a CCPL não pode desequilibrar o mercado” e concluiu mandando um recado para o setor: “ nada pode inviabilizar a reativação da CCPL”.