terça-feira, julho 11, 2006

Retomada da CCPL vai ser nesta quarta-feira









A notícia da reabertura da fábrica da CCPL, no Colubandê, em São Gonçalo, anima os consumidores e traz de volta as lembranças dos bons tempos em que o leite e os derivados da Cooperativa Central dos Produtores de Leite faziam parte da vida dos moradores do Estado do Rio de Janeiro.
Fechada há três anos, a CCPL está sendo recuperada graças à intervenção da justiça, a pedido do Governo do Estado. A fábrica deve voltar a funcionar no primeiro trimestre de 2006. Nesta primeira fase, a meta é atingir a produção de 250 mil litros de leite por dia e gerar 3.500 empregos diretos e indiretos.
Especialista em recuperar empresas que estão “ à beira da morte”, o administrador do Conselho de Administração Judicial, Paulo Renato Marques, não tem dúvida sobre o sucesso da decisão judicial :
“só a intervenção salvava a CCPL .”
A revitalização da CCPL está sendo feita através do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira –PDPL- criado pela Governadora Rosinha Garotinho, através do decreto 38.233, de 14 de setembro de 2005. O decreto permite o aproveitamento dos créditos tributários acumulados pela cadeia produtiva do leite. O fundo de investimento está sendo muito bem negociado no mercado. Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, “a aceitação do mercado mostra a confiança na recuperação da CCPL.”
Nesta quarta-feira, dia 28, às 10h30, vai acontecer a retomada simbólica da fábrica da CCPL. A Governadora Rosinha Garotinho assina um acordo de cooperação entre o Governo do Estado e a empresa, para facilitar os trabalhos nesta fase de recuperação. A cerimônia vai ser acompanhada por produtores rurais e representantes das 15 cooperativas que vão operar com a CCPL.


Quando os produtos CCPL voltarem à mesa do consumidor,
vão estar de roupa nova, mas com a mesma qualidade que transformou a CCPL numa das marcas mais reconhecidas pela população do Estado do Rio.
A identificação da CCPL com os consumidores foi confirmada numa pesquisa realizada pela empresa e o Instituto Imagem. Eles não se referem à CCPL como um negócio, um fabricante, mas como a marca que faz parte da história pessoal de cada um. Da garrafinha de vidro, à ida diária à padaria para comprar o leite CCPL em saquinho até à inovação do leite Longa Vida em caixinha, as lembranças da infância e da adolescência são muitas, como resumiu um morador da Zona Norte do Rio, ao saber que a CCPL estava voltando: “ já pensou o meu filho perguntando – pai, o que é a CCPL? Para eu explicar isso para ele, eu vou contar a minha vida toda como foi. “
A fábrica da CCPL fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 9, Colubandê, São Gonçalo.